Entenda como determinar o valor justo de um papel e tomar decisões de investimento mais informadas
Você já se perguntou o que determina o preço de compra ou venda de uma ação? Para responder essa pergunta, é importante entender uma prática conhecida como valuation.
Valuation é um conjunto de técnicas que analisam diversos fatores econômicos, financeiros e mercadológicos para estimar o valor justo de uma empresa e, consequentemente, orientar decisões de investimento.
Ele é usado em várias ocasiões e busca estimar o valor real de uma empresa, levando em consideração não apenas as condições atuais, mas também as perspectivas futuras do negócio.
Para avaliar um ativo, existem alguns métodos, dentre eles:
Fluxo de Caixa Descontado (DCF): envolve projetar os lucros futuros e trazê-los para o presente, aplicando uma taxa de desconto. O resultado é uma estimativa do valor intrínseco do negócio e proporciona uma base sólida para a tomada de decisões de investimento.
Múltiplos de Mercado: compara diferentes empresas utilizando indicadores como a relação Preço/Lucro (P/L), Preço/Valor Patrimonial (P/VPA) e Valor da Empresa/Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (EV/EBITDA). Isso ajuda a identificar se o ativo está mais ou menos valorizado em relação a seus pares de mercado.
Valuation por Comparáveis: analisa empresas de características similares para estimar quanto vale aquela empresa. É possível obter uma visão clara desse número, ao comparar indicadores financeiros.
Valuation por Valor de Liquidação: usados em casos específicos, como quando uma empresa encerra suas atividades. Nesses casos, esse número oferece uma estimativa do valor final e leva em conta a venda de todos os seus ativos e o pagamento de todas as suas dívidas.
Para obter resultados mais próximos da realidade, é comum os avaliadores usarem uma combinação desses métodos, já que todos possuem pontos fracos e que não cobrem pontos que outros cobririam.
Precificação de ações com valuation
Após aplicar os métodos de Valuation , você terá uma estimativa do valor total da empresa. Se necessário, ajuste-o ao valor patrimonial líquido, subtraindo as dívidas e somando o caixa e equivalentes de caixa. Isso lhe dará o equity do negócio.
Depois disso, divida-o pelo número total de ações em circulação. Isso é importante pois distribui o valor total entre todos os papéis disponíveis no mercado e você encontrará o preço de cada uma.
Se o valor intrínseco for maior que o preço de mercado, a ação pode estar subvalorizada, sugerindo uma oportunidade de compra. Se for menor que o preço de mercado, a ação pode estar sobrevalorizada, sugerindo uma possível venda.
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