top of page

Como o valuation ajuda a precificar ações

Atualizado: 17 de jun.

Entenda como determinar o valor justo de um papel e tomar decisões de investimento mais informadas

Pessoas em uma sala de reunião
Entenda como o valuation orienta decisões de investimento ao estimar o valor justo de empresas, baseado em análises econômicas e financeiras | Crédito: Unsplash

Você já se perguntou o que determina o preço de compra ou venda de uma ação? Para responder essa pergunta, é importante entender uma prática conhecida como valuation.


Valuation é um conjunto de técnicas que analisam diversos fatores econômicos, financeiros e mercadológicos para estimar o valor justo de uma empresa e, consequentemente, orientar decisões de investimento.


Ele é usado em várias ocasiões e busca estimar o valor real de uma empresa, levando em consideração não apenas as condições atuais, mas também as perspectivas futuras do negócio.


Para avaliar um ativo, existem alguns métodos, dentre eles:


Fluxo de Caixa Descontado (DCF): envolve projetar os lucros futuros e trazê-los para o presente, aplicando uma taxa de desconto. O resultado é uma estimativa do valor intrínseco do negócio e proporciona uma base sólida para a tomada de decisões de investimento.

Múltiplos de Mercado: compara diferentes empresas utilizando indicadores como a relação Preço/Lucro (P/L), Preço/Valor Patrimonial (P/VPA) e Valor da Empresa/Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (EV/EBITDA). Isso ajuda a identificar se o ativo está mais ou menos valorizado em relação a seus pares de mercado.


Valuation por Comparáveis: analisa empresas de características similares para estimar quanto vale aquela empresa. É possível obter uma visão clara desse número, ao comparar indicadores financeiros.


Valuation por Valor de Liquidação: usados em casos específicos, como quando uma empresa encerra suas atividades. Nesses casos, esse número oferece uma estimativa do valor final e leva em conta a venda de todos os seus ativos e o pagamento de todas as suas dívidas.


Para obter resultados mais próximos da realidade, é comum os avaliadores usarem uma combinação desses métodos, já que todos possuem pontos fracos e que não cobrem pontos que outros cobririam.


Precificação de ações com valuation

Após aplicar os métodos de Valuation , você terá uma estimativa do valor total da empresa. Se necessário, ajuste-o ao valor patrimonial líquido, subtraindo as dívidas e somando o caixa e equivalentes de caixa. Isso lhe dará o equity do negócio.


Depois disso, divida-o pelo número total de ações em circulação. Isso é importante pois distribui o valor total entre todos os papéis disponíveis no mercado e você encontrará o preço de cada uma.

Se o valor intrínseco for maior que o preço de mercado, a ação pode estar subvalorizada, sugerindo uma oportunidade de compra. Se for menor que o preço de mercado, a ação pode estar sobrevalorizada, sugerindo uma possível venda.


Ipê Avaliações: sua parceira ideal

Ao buscar uma avaliação precisa e confiável para seus ativos, a Ipê Avaliações se destaca como uma parceira ideal. Somos uma avaliadora independente com forte presença no mercado financeiro e de capitais.


Nossa equipe multidisciplinar é formada por profissionais com vasta experiência e certificados pela ANBIMA e registrados na CVM.


Nossos laudos de avaliação são utilizados para diversas finalidades, como marcação de quotas de fundos de investimentos, combinação de negócios, reorganizações societárias, oferta pública de ações, entre outros.


Em 2023, avaliamos R$ 43 Bilhões e mais de 500 empresas e 1.500 imóveis. Estamos prontos para oferecer todo o suporte necessário e realizar uma avaliação precisa da sua empresa.


Clique aqui para realizar o Valuation do seu ativo com a Ipê Avaliações, sua parceira ideal.


©2008- 2024 por Ipê Avaliações. 

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
bottom of page